História

Um pouco de nossa história

A história da Clínica de Olhos Benchimol se confunde com a história da família Benchimol.

Desde o século XIX, na cidade de Tanger, no Marrocos, a família Benchimol já estava ligada à medicina, tendo construído um hospital com o seu nome, Hospital Benchimol.

Meu avô, Isaac Israel Benchimol, nascido no Brasil, educado em Tanger, exercia, no interior do Amazonas, atividade de farmacêutico, contador etc. Sob sua influência, meu pai, Raphael Benchimol, nascido em um seringal, no interior da Amazônia, apoiado por seus pais, decidiu seguir a medicina.

Com o final do ciclo da borracha, meus avós se estabeleceram em Manaus, e meu pai foi estudar medicina na Bahia, na primeira Faculdade de Medicina do Brasil. Formado em 1946, veio ao Rio, onde prestou concurso para médico da Aeronáutica. Obtendo a primeira colocação, iniciou sua carreira de médico oftalmologista.

Fez vários cursos no exterior, estabeleceu as bases para a seleção de pilotos, descobriu uma alteração ocular conhecida como "Síndrome da pré-miopia". Trabalhou com o Dr.Ramon Castrovierro, grande cirurgião e inventor de diversas técnicas e de instrumentos utilizados até hoje. Meu pai foi, portanto, uma fonte de inspiração para mim, influenciando-me a ser cirurgião oftalmologista especializado em catarata.

Com o estímulo e o apoio de minha mãe, Donna Benchimol (artista plástica), ele abriu um consultório em Copacabana, onde estamos até hoje com expansão em diversos andares e com mais de vinte salas.

Nossa Clínica estabeleceu, em 1988, o primeiro Centro Cirúrgico exclusivo para oftalmologia, não hospitalar.

Hoje, formamos uma equipe de vinte e três médicos, sendo oito deles da família Benchimol.

Tendo como base o estudo constante e as atualizações permanentes em congressos nacionais e internacionais, nós assumimos o compromisso de servir mais e melhor a todas as pessoas.

Sergio Benchimol